quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SERRA GELADA PINHÃO 2012!!!


Neste ano de 2012 a Micro cervejaria Serra Gelada, produziu pela primeira vez sua cerveja que leva pinhão na receita. Fruto muito conhecido aqui na região de Visconde de Mauá e famoso porque aqui acontecem todos os anos o concurso gastronômico do pinhão, onde todos os chefs do lugar fazem pratos que levam pinhão em sua receita e turistas e chefs famosos do Brasil julgam os melhores em cada categoria. Daí nossa inspiração de elaborar uma receita que usa-se o pinhão para elaborar uma cerveja extremamente deliciosa.
Bom depois de pesquisar bastante sobre as características do pinhão, começamos os testes, na verdade consegui fazer apenas um destes já que o fruto começa a cair próximo do concurso gastronômico e é complicado de usa-lo, já que ele precisa ser cozido, descascado (a parte mais difícil) e moído e a cerveja também precisa de um tempo para ficar pronta. A primeira receita ficou boa porem como usei um pouco de lúpulo de amargor esse lúpulo escondeu o pouco do sabor que tinha conseguido extrair do pinhão (o sabor do pinhão é muito suave daí a dificuldade de demonstra-lo na receita), a cerveja foi aprovada por todos os que a degustaram, mas ainda não era o que eu queria, não chegou onde imaginava. A partir deste teste nos preparamos para a produção da cerveja para o concurso, cozinhamos, descascamos e trituramos mais de 30 quilos de pinhão, trabalho que durou uma semana.
No dia da produção decidi por conta e risco mudar a lupulagem usando somente lúpulo de aroma, durante a produção o aroma estava ótimo, o aroma ia longe, porém fiquei ansioso com o resultado da cerveja. Mas graças aos Deuses da cerveja a cerveja ficou magnífica, muito aromática devido ao lúpulo, extremamente fácil de beber já que o amargor estava baixíssimo, ficou bastante carbonatada que era o que queria, ficou melhor que esperava. Só recebemos elogios, todos os chefs famosos como Rodrigo Martins, Carolina Oda (sommelier de cerveja) gostaram da nossa cerveja, agradeço muito aos Deuses da cerveja que me orientaram nessa receita que deixou saudade....2013 que chegue logo!!!



 

                                                                             
                                                                   DIA DO TESTE


                                               TESTANDO A RECEITA...MUITO BOA!!!

                                                          FESTA DO PINHÃO!!!!

                   VENDENDO CHOPP DE PINHÃO NO CONCURSO GASTRÔNOMICO!!!

                                                                ATÉ 2013....

Um comentário:

  1. Parabéns pela cervejaria!

    Gostaria de poder conhecer e quem sabe acompanhar alguma leva.

    Abraço.

    ResponderExcluir